Ano Internacional dos Direitos Humanos

10 de Dezembro, quarta-feira

Ano Internacional dos Direitos Humanos
© ShutterStock
O Dia Internacional dos Direitos Humanos celebra-se anualmente a 10 de dezembro. Foi criada em 1948 para comemorar a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, um documento fundamental que proclamava os direitos e liberdades fundamentais que deveriam ser protegidos para todas as pessoas, independentemente da raça, sexo, religião, nacionalidade, estatuto social ou outras características. .

Enquadramento histórico
Após os horrores da Segunda Guerra Mundial, a comunidade mundial apercebeu-se da necessidade de criar documentos que garantissem o respeito pelos direitos de cada pessoa. A 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral da ONU adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, o primeiro documento internacional que define os direitos e as liberdades de todas as pessoas. Contém 30 artigos, que incluem direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade e à segurança, à liberdade de expressão, à religião, ao direito ao trabalho, à educação e muitos outros.

Temas e eventos
Todos os anos, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é dedicado a um tema específico que reflete os desafios e as prioridades atuais no domínio dos direitos humanos. Os temas podem abranger a anti-discriminação, a igualdade, a protecção dos direitos das mulheres, das crianças, dos migrantes, os direitos à educação e à saúde e a promoção da justiça social.

Os principais eventos deste dia incluem:

Conferências e fóruns. Discussão de questões de direitos humanos a nível global e regional, bem como formas de os resolver.
Promoções e demonstrações. Iniciativas e ações públicas de apoio aos movimentos de direitos humanos.
Campanhas educativas. Aumentar a consciencialização através dos media, redes sociais e programas educacionais.
Prémios e prémios. Entrega de prémios por contribuições para a protecção dos direitos humanos (por exemplo, o Prémio dos Direitos Humanos da ONU).

O Dia Internacional dos Direitos Humanos recorda-nos que os direitos humanos são parte integrante da vida de cada pessoa e a sua proteção deve ser uma prioridade para todas as sociedades. Este dia inspira-nos a continuar a lutar pela igualdade, justiça e dignidade para todos, independentemente da sua origem, crenças ou capacidades.

Ano Internacional dos Direitos HumanosSite oficial

Ano Internacional dos Direitos Humanos em outros anos

Ano Internacional dos Direitos Humanos em outros países

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.