Lag BaÔmer

16 de Maio, sexta-feira

Lag BaÔmer
© ShutterStock
O Lag B'Omer é um feriado judaico celebrado no 33º dia da contagem do Omer, que ocorre no 18º dia do mês de Iyar no calendário judaico (geralmente no final de abril - início de maio). Este dia marca uma pausa no período de luto, que vai desde a Páscoa até Shavuot. O Lag B'Omer é um feriado de alegria e diversão, em contraste com os dias mais sérios do Omer.

Origem do feriado
O significado histórico de Lag B’Omer está associado a vários acontecimentos importantes da história judaica:

Em memória do Rabino Shimon bar Yochai. Acredita-se que neste dia morreu o famoso sábio judeu e cabalista Rabino Shimon bar Yochai (Rashbi), autor do livro "Zohar" - o texto sagrado da Cabala. A sua vida e ensinamentos sobre a Cabala inspiram os judeus, especialmente em Lag B’Omer, quando a sua herança espiritual é celebrada.

Fim da epidemia. Segundo o Talmude, durante o período entre a Páscoa e Shavuot, quando os judeus estão de luto, houve uma epidemia entre os discípulos do Rabi Akiva, que terminou em Lag B’Omer.

Significado físico e espiritual. Lag B’Omer simboliza também um momento para restaurar a alegria e a celebração, pois é o único dia do período do Omer em que as restrições do luto, como as proibições de casamentos, cortar o cabelo e ouvir música, não são observadas. O feriado simboliza a superação das dificuldades e o regresso à alegria e à vida.

Tradições festivas
Fogo e fogueiras. Uma tradição importante de Lag B'Omer é o acender de fogueiras. Simboliza a luz que o Rabino Shimon bar Yochai trouxe ao mundo com os seus ensinamentos, estando também associado à iluminação espiritual e à libertação dos dias sombrios de luto.

Caminhadas e piqueniques. O feriado é frequentemente celebrado ao ar livre, especialmente em Israel, onde famílias e grupos de pessoas organizam piqueniques, caminhadas e passeios em homenagem a Lag B'Omer. Este é um momento de comunicação, relaxamento e diversão.

Ritual de tiro com arco. Algumas comunidades têm uma tradição associada ao tiro com arco (tiro com arco). Isto deve-se à história de que neste dia crianças e adultos judeus puderam voltar a desfrutar de atividades físicas, que eram proibidas durante os dias de luto.

Corte e barbear de pelo. Em algumas comunidades judaicas tradicionais, as crianças até aos 3 anos que cortam o cabelo pela primeira vez fazem-no em Lag B'Omer.

Estudo e oração. Neste dia é também importante aprofundar o conhecimento e a prática espiritual, especialmente os ensinamentos da Cabala e de outras áreas místicas da tradição judaica que estão associadas à figura do Rabino Shimon bar Yochai.

Lag BaÔmer

Lag BaÔmer – dias restantes: 41. Criar Contagem regressiva para eventos

Lag BaÔmer em outros anos

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.