Posse do presidente

20 de Janeiro, sábado

Posse do presidente
© ShutterStock
A tomada de posse presidencial é a cerimónia formal em que o presidente recém-eleito presta juramento e inicia o seu mandato. Este processo é de grande importância para o funcionamento dos sistemas democráticos, pois simboliza a transição de poder e o estabelecimento da legitimidade do novo líder.

Principais aspetos da inauguração
Juramento. O centro da cerimónia é, normalmente, o momento em que o presidente faz o juramento de fidelidade ao povo e à Constituição. O texto do juramento pode variar consoante o país, mas na maioria dos casos inclui obrigações de fazer cumprir as leis, proteger o país e servir os seus cidadãos.

Cerimónia. Uma inauguração inclui, normalmente, vários eventos cerimoniais, como desfiles, atuações musicais, orações e discursos do presidente recém-eleito e de outras autoridades. Estes eventos podem ter lugar em locais simbólicos, como a praça do parlamento ou a Casa do Estado.

Convidados convidados. Dignitários, incluindo anteriores presidentes, membros do poder legislativo e judicial, diplomatas estrangeiros e membros da comunidade e cidadãos são normalmente convidados para a inauguração para assinalar esta importante ocasião.

Simbolismo. A inauguração representa um importante símbolo de democracia, de Estado de direito e de harmonia. Serve como um lembrete de que o poder vem do povo e que o presidente deve servir os interesses dos cidadãos.

Posse do presidente

Posse do presidente – dias restantes: 59. Criar Contagem regressiva para eventos

Posse do presidente em outros anos

Este site usa cookies. Ao continuar utilizando o site, você está de acordo com a nossa política de utilização de cookies.